Árvores do Pouso da Roça

GUANANDI
Apesar de pouco conhecido, a arvoré histórica o guanandi - chamado de jacareúba, na Amazônia, que em 1835, foi decretado como a primeira madeira-de-lei do País. Esta arvore por se desenvolver em áreas alagáveis, é mais resistente e não apodrece dentro da água. Assemelhasse com ao mogno, sendo indicada também como medicinal, onde cientistas da Universidade Federal do Mato Grosso confirmam as propriedades medicinais (diabetes, antiinflamatório, cicatrizante, e ação antimicrobiana)

GLOBO REPORTER 24/02/2012
PAU-BRASIL PODE SER GRANDE ALIADO NO TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER
Tão simbólica e tão ameaçada, por pouco não desapareceu de nossas florestas. Está na lista das mais ameaçadas de extinção.
Uma árvore, um país. É por causa desta espécie que somos chamados de brasileiros. O pau-brasil é a única planta que batizou uma nação. Agora, ela nos surpreende mais uma vez. A madeira vermelha que fez história também pode guardar substâncias poderosas contra o câncer. Tão simbólica e tão ameaçada, por pouco não desapareceu de nossas florestas. Está na lista das mais ameaçadas de extinção.
Folhas miúdas, tronco cheio de espinhos, vagens e flores. Pouca gente teve a oportunidade de ver de perto essa árvore histórica. Em Glória do Goitá, na Zona da Mata de Pernambuco, uma fundação tenta divulgar e multiplicar esta espécie. O local recebe estudantes cheios de curiosidade.
Em um museu é possível conhecer cada detalhe do pau-brasil. Dentro do tronco está a maior riqueza da árvore. O miolo é bem vermelho, da cor de brasa, daí vem o nome: brasil. E este era o motivo da cobiça dos colonizadores. A árvore fornecia um corante que tinha muito valor comercial na época.
O corante é extraído com muita facilidade. Basta colocar pequenas lascas da madeira na panela com água fervendo. Mas onde reis e nobres só viam tinta vermelha, o olhar curioso do povo descobriu remédios.
"Popularmente se diz que o pau-brasil é um bom adstringente e cicatrizante. Algumas pessoas do mato usam o chá da entrecasca para curar asma”, diz Ana Cristina Roldão, presidente da Fundação Nacional do Pau Brasil.
O uso popular foi uma boa pista para os cientistas. Eles revolveram estudar melhor as duas substâncias que produzem o corante: a brasileína e a brasilina.
Da Mata Atlântica para o laboratório de antibióticos da Universidade Federal de Pernambuco, os pesquisadores descobriram que o pau-brasil pode ser um grande aliado no tratamento contra o câncer. Os estudos começaram em 1996. Cada pedacinho da árvore foi analisado.
“Já estudamos flor, folha, caule, cerne, semente e raiz, que será a última etapa da pesquisa do pau-brasil", detalha a pesquisadora Ivone Souza, da UFPE. "O pau-brasil apresenta propriedades farmacológicas muito interessantes. Chamou a atenção para a redução de tumores experimentais. Tanto carcinomas como sarcomas."
Os experimentos feitos com camundongos já surpreenderam. "Todos os animais tratados tiveram a redução do tumor", revela a pesquisadora Elisângela Silva. "Nós tivemos redução de 60% a 80% para sarcoma e de 60% a 90% para carcinoma. São cânceres agressivos. São linhagens de camundongos, não são linhagens humanas, mas são bem agressivas, especialmente carcinoma, que foi para o qual ele teve melhor atividade." O resultado é notável, dizem os especialistas. "Dá para afirmar categoricamente que ele tem atividade anti-inflamatória e uma atividade muito forte na redução de tumores. Merece toda a atenção e todo o estudo", conclui. Talvez, agora, biólogos e farmacêuticos possam dar uma mãozinha aos ambientalistas. Portador de substâncias poderosas contra o câncer, o pau-brasil ganha importância e uma chance de escapar da extinção.
"Talvez com esta esperança de cura as pessoas comecem realmente a plantar o pau-brasil e a dar o seu devido merecimento que até agora a gente não conseguiu que ele tivesse", espera Ana Cristina Roldão.
O PAU BRASIL E O MAL DE ALZHEIMER
Pesquisadores brasileiros da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) descobriram nas sementes do pau-brasil proteínas com propriedades antiinflamatórias e anticoagulantes para serem usadas no tratamento de doenças como psoríase (inflamação na pele) e o mal de Alzheimer. Uma proteína chamada CeKI já provou, segundo os pesquisadores envolvidos no projeto, ser capaz de inibir a produção de enzimas, como a calicreína, envolvidas com o mal de Alzheimer.

AVELOZ
EU VENCI ! OI EU VENCI.
Já tem três anos que estou curado de um câncer de intestino, fiz uma cirurgia e algum tempo depois os médicos pararam com a radio , falaram que não tinha mais jeito sabe, fui desacreditado.
Foi quando um amigo meu falou que tinha visto em uma reportagem em um canal fechado sobre uma planta´ aveloz´ nem dei moral, no outro dia ele me deu um e-mail de uma casa de raiz que vendia o aveloz, não dei moral tbm, mas mãe é mãe, a minha entrou em contato com este cara que vende e comprou um vidrinho, comecei a tomar e na primeira semana eu me sentia bem melhor, bem passado 90 dias retornei ao medico para exames, o meu medico não entendeu nada, meu tumor tinha diminuído era do tamanho de uma laranja das grandes e agora estava do tamanho de uma bola de godê , ele chamou até uns colegas para verem, não falei que estava tomando nada , eles não acreditam mesmo, nem eu acreditava !
Voltei para casa e continuei tomando as gotinhas, pois ele tinha cortado todos os remédios de mim mesmo, bem fui tomando e a cada dia me sentindo melhor, minha vida voltou a o normal em tudo, voltei lá com 120 dias, rss . Lembro-me da cara dele quando ele olhou meu novo exame, ele não falou nada, saiu da sala e ficou uma meia hora fora, voltou com um senhor e um punhado de jovens médicos, e me falaram que meu tumor avia sumido, bem cai no choro na hora, ele perguntou o que eu tinha feito, tomado algo! Falei que tomei uma planta de nome de aveloz, ele não falou nada , riu e falou para mim que era um milagre pois meu câncer já tinha dado metástase para meu estomago , hoje já faz um ano que estou curado e levando uma vida normal , só tenho cuidado com minha alimentação e só bebo água mineral .
Olha entre em contato com a casa de raiz que me vende o aveloz, eu tenho que tomar o aveloz por mais um ano. O E-MAIL DA CASA DA RAIAZ   É avelozz@bol.com.br
Tenha fé. Um abraço. Tim

MURICI
Vários estudos têm atribuído aos flavonóides efeitos benéficos a saúde.
As substancias encontradas nesta arvore como a quercetina é conhecida como antioxidante, possui várias outras atividades como inibição do crescimento de muitas células neoplásicas, atividade espasmogênica, antidiarréica, e, os ácido ursólico e oleanólico são reportados como detentores de interessantes bioatividades como anti-HIV, citotóxica, agente tripanossomicida, antiinflamatória e hapatoprotetora.

NEEM(NIM) INDIANO = A ÁRVORE DA VIDA.
A árvore de Neem tem sido venerada na cultura indiana como promotora de um modo de vida. Pesquisadores europeus e norte-americanos estudam a planta há mais de 20 anos em virtude da sua multiplicidade de ação no organismo. Isto se deve ao fato do Neem possuir mais de 120 princípios biologicamente ativos que atuam conjuntamente na promoção da saúde. Organizações do mundo inteiro vêm cada dia mais apresentando outros derivados de Neem, sejam eles na linha de cosmética natural, nutricional ou fitoterápica, disponibilizando assim o acesso da população a esta maravilha da natureza. No Brasil, o Neem chegou na década de 80, e em razão de seu rápido crescimento e da sua resistência excepcional ao clima seco a planta se tornou propícia ao clima tropical brasileiro, sendo facilmente cultivada.
A árvore de Neem, originária do subcontinente indiano, é profundamente arraigada na cultura hindú pelos seus diversos usos na medicina Ayurvédica e tradicional. O nome científico da planta de neem é Azadirachta indica A. Juss é considerada uma árvore Sarva Roghi Nivarani que é traduzido como “Cura de todos de males”. Mas popularmente ela é mais conhecida como Árvore da Vida ou Árvore Sagrada, pois dela tudo se aproveita como a raiz, a folha, o fruto, a semente, a casca, o galho e até mesmo a madeira, considerada nobre.
A árvore da vida cresceu junto com o povoamento do país e tem sido uma parte integral do modo de vida indiano por séculos. A história da árvore de Neem é ligada a história da civilização indiana. Para os indianos, a árvore de Neem tem muitos aspectos fascinantes. As crianças passam horas na sua sombra fresca, arrancam a fruta madura para o lanche e constroem casas na árvore, nas quais compartilham com borboletas, pássaros e abelhas.
Esta árvore foi a escolhida por sua sombra ser conhecida como mais frescas que a de outras árvores, e também por não haver nem mosquitos nem insetos debaixo dela, devido sua ação repelente.
Os benefícios do Neem na cultura indiana são conhecidos há mais de 5.000 anos. Para as mulheres, o Neem é o esteio da beleza natural.
A IMPORTÂNCIA MEDICINAL DO NEEM:
O Neem é uma das poucas plantas que possuem extensas propriedades clínicas, medicinais e farmacológicas.
Propriedades fungicidas:
O Neem provou ser eficaz contra certos fungos que infectam o corpo humano. Tais fungos são um problema crescente e difíceis de serem controlados por fungicidas sintéticos;
São exemplos de alguns fungos combatidos pelo Neem:
Trichophyto: um “athlete’s foot” (pé de atleta) que infecta tanto a pele qto as unhas; Epidermophyton: uma micose que infecta o cabelo, a pele e as unhas; Trichosporon: um fungo do canal intestinal; Microsporum: um fungo espumante que causa infecção nos brônquios, pulmões e membranas da mucosa; Cândida: um fungo que é parte da mucosa normal da flora, mas que pode ficar fora de controle e provocar lesões na boca, na vagina, na pele, nas mãos e nos pulmões.
PROPRIEDADES ANTI-BACTERIANAS:
O óleo de Neem tem eliminado várias espécies de bactérias patogênicas, incluindo:
Staphylococcus aureus, que é uma fonte de comum de intoxicação alimentar e causadora de desarranjos; Salmonella typhosa, esta bacteria muito temida que vive na comida e na água causa o tifo, envenenamento alimentar, e uma variedade de infecções que incluem envenenamento sanguíneo e inflamação intestinal.
PROPRIEDADES ANTI-VIRÓTICAS:
A atividade anti-virótica do Neem tem alta eficácia, paricularmente contra doenças caracterizadas por erupções. Varíola, catapora e verruga tem sido tradicionalmente tratados com pasta de Neem, esfregando-se a mesma na área afetada. O Neem é um preventivo muito eficiente contra o vírus, mas não é a cura.
PROPRIEDADES INSETICIDAS DERMATOLÓGICAS:
O Neem é um remédio comum e popular contra piolho e verme. No Haiti, por exemplo, as folhas do Neem são esmagadas e esfregadas nos ferimentos infectados por vermes, e na Índia e Bangladesh, moradores de vilas aplicam o Neem no cabelo para matar piolhos, fato observado com grande sucesso.
O NEEM COMO PREVENTIVO DA DOENÇA DE CHAGAS:
O parasita Trypanosoma Crusi causa esta grave doença. Ele vive e se reproduz dentro das células nervosas e das células musculares, particularmente nas do coração, sugando toda a energia de suas vítimas. Extratos do Neem atuam sobre o mosquito que transmite a temida doença de Chagas. Os extratos não matam os insetos, ao invés, eles os imunizam contra parasitas que vivem dentro dos insetos por um ciclo de suas vidas. Uma pesquisa foi realizada e mostrou que alimentando-se os mosquitos transmissores com o Neem, não só os libertam do parasita, como também o Azadirachta impede o jovem inseto de mudar de pele e os adultos de se reproduzirem.
Chá de neem, mas é bem amargo, ele limpa o intestino, rins e ajuda na cura de uma série de doenças. Esta escrito no site "O chá de NEEM pode ser tomado para prevenção e tratamento de distúrbios digestivos, enxaquecas, hemorróidas, má circulação, hipertensão, colesterol, cálculos renais, malária, obesidade, problemas imunológicos e gota. Para alguns tipos de diabetes o resultado é muito eficiente." Fonte(s):neem brasil - www.neembrasil.com.br
Como Fazer o Chá da folha do NEEM
Pegue 10 folhas de neem (verde) e ponha para ferver em 750 ml de agua, por 7 minutos. Não despreze estas folhas, elas servirão por mais duas vezes para repetir o chá. Conserve depois de esfriar, o chá na geladeira. Tome ao longo do dia. Dê preferência, toma-lo após as refeições em 3 tomadas ao dia este volume de chá.
Uso do Nim
Casca - é amarga adstringente, acre, refrescante, lombrigueiro, inseticida, tônico para o fígado, expectorante e retentor da urina, É útil em condições anormais de lepra, doenças da pele, eczema, leucoderma, febre de malária, ferimentos, úlceras, azia, tumores, glândulas, aminorreias, reumatismo, sífilis, e fadiga.
Folhas - são amargas adstringentes, acres. Depurativas, anti-sépticas, oftálmicas, lombrigueiras, abrem o apetite, inseticidas, refrescantes, e calmantes. São úteis em azias, lepra, leucoderma, doenças de pele, prurido, lombrigas, dispepsias, úlceras, tuberculoses, bolhas, eczema, e febres de malária. Tônicas, são úteis em cólicas e debilidades gerais.
Sementes - são amargas, acres, termogênicas, purgantes, lombrigueiras, retentores de urina, emolientes, calmantes, depurativas. São úteis em condições anormais de tumores, lepra, da pele, lombrigas, hemorróidas, tuberculoses, ferimentos, constipação e diabetes.
Óleo - é amargo. Lombrigueiro , relaxante, e depurativo. É útil em doenças crônicas da pele, impigem, sarna, lombrigas, febre de malária, sífilis e lepra
Óleo de NEEM
Frasco com 10 ml Produto Super Concentrado
Conhecida na Índia há mais de dois mil anos, a árvore denominada Azadirachta Indica A Juss, carrega no nome seu significado e estado de uso, este nome vem do persa “azadir” (livre) a “achta” (árvore). Uma árvore livre de pragas e doenças para que todos possam desfrutar dos valores benéficos e de suas propriedades curativas que têm sido utilizadas no tratamento de inúmeras doenças com surpreendentes resultados.
O NEEM é conhecido como “Pérola Amarga”. Acredita-se que quanto mais amarga melhor é a árvore para uso medicinal.
Na civilização Harppa, foram encontrados medicamentos e estoques de folhas de Neem mostrando que sua utilização com fins terapêuticos remonta à antiguidade inclusive documentado na literatura Ayurvédica, tendo sido citado mais de 100 vezes nos textos sagrados do “Charak Samhita” e o “Susruta Samhita”, bases da Medicina Ayurvédica (Medicina da Longevidade da Vida), praticada na Índia a milhares de anos, tendo então se tornado parte corriqueira da vida de todos os habitantes do subcontinente Indopaquistanês.
O Óleo de NEEM têm sido utilizado, principalmente na Índia, como coadjuvante na prevenção e tratamento das seguintes enfermidades:
Acne, Alergia, Arritimia, Artrite, Azia, Bronquite, Câncer, Candidíase, Caspa, Circulação, Colesterol, Conjutivite, Contusões, Diabetes, Dor de Dente, Dor de Ouvido, Dores Musculares, Eczema, Encefalite, Envenenamento, Enxaqueca, Eplepsia, Erupção Cutânea, Escalpo Sarnento, Estimulante, Fadiga Crônica, Garganta, Gastrite, Gengivite, Gonorréia, Gripe, Hemorróidas, Hepatite, Herpes Genitais, Indigestão, Infecções, Inflamações, Insônia, Lombrigas, Malária, Pele Ressecada, Piolho, Psoríase, Queimaduras, Resfriado, Reumatismo, Rinites, Rins, Rugas, Sangue Sujo, Sarna, Sífilis, Sistema Imunológico, Tensão (Pré-Menstrual), Tuberculose, Unhas Fracas, Úlcera Duodenal, Vermífugo, Verrugas e Vitiligo.
Uso externo: Posologia e Modo de Usar:
Para tratamentos de Machucados e Erizipela: Misture algumas gotas de Óleo de Neem em um pouco de argila e aplique no local, deixar por aproximadamente 02 horas e retirar com aguá limpa e abundante.
Para Coceirase e Psoríase: Lave bem o local e aplique diretamente o óleo nas regiões afetadas duas vezes ao dia.
Uso Interno: Posologia e modo de usar:
Tomar de 03 a 06 gotas diariamente (duas pela manhã, duas à tarde e duas à noite) em água filtrada ou no chá de sua preferência. Pode ser ingerido também com miolo de pão fazendo um comprimido para facilitar a ingestão.
Indicações:
Fortalecedor do Sistema Imunológico, Restaura os Mecanismos Metabólicos, Ação Antioxidante e Adstringente, Revitalização Física e Mental, Proteção Hepática, Queima dos Açúcares Adicionais, Promove o emagrecimento Natural, Combate Úlceras, Gastrites, Urticárias, Dermatoses e Micoses, Dores de Cabeça, Asma, Reduz o Colesterol e o Triglicérides, Vermífugo, Antiinflamatório, Antiartrítico, Antipirético, Antibacteriano, Antitumoral, Antimalarial, Antibiótico Natural, Cicatrizante e Fortalecedor da Unhas.
Outras Utilizações:
Este maravilhoso e rico produto, pode ainda ser utilizado como repelente de mosquitos colocando-se apenas 10 gotas em um creme para a pele ou protetor solar. Se usar repelente elétrico, basta impregnar o refil já utilizado anteriormente reaproveitando-o e colocá-lo na tomada normalmente, sem qualquer risco para sua saúde visto que o NEEM não é tóxico.
Também é uma fonte medicinal para tratar mais de 100 problemas de saúde, desde arranhões e feridas de pele até malária e diabetes. As mulheres também usam o Neem para proteger o alimento estocado durante o ano.
Para as mulheres, em particular, o Neem prova ser uma inestimável fonte de saúde, higiene e beleza que é disponível gratuitamente. Tomar banho de banheira com derivados de Neem mantém a pele mais saudável e flexível. A folha de Neem em sachês para o rosto promovem ação anti-envelhecimento e maciez.
As propriedades anti-sépticas de extrato da folha de Neem ajudam no controle de espinhas e acnes.
A folha de Neem misturada com manteiga, mel e bálsamo era conhecida por ajudar no controle de alergias de pele.
Análises recentes caracterizam o Neem como um alimento funcional que são alimentos ou parte de um alimento que proporciona benefícios à saúde comprovados cientificamente, prevenindo e controlando doenças, além de satisfazer os requerimentos nutricionais tradicionais.
De acordo com Ayurveda as folhas de Neem auxiliam no tratamento de dores neuromusculares. Também eliminam toxinas, purificam o sangue e neutralizam os radicais livres no organismo. Estudos indicam que as folhas são efetivas em infecções parasitárias. É benéfica para a visão e alivia picadas de insetos venenosos. Os derivados das folhas de Neem podem ser utilizados de várias formas, pode-se usar externa e internamente. O extrato medicinal tem uma cor verde escura e pode ser usado em formulas contra envelhecimento precoce, radicais livres, rugas ,alergias, higiene bucal, cosméticos faciais e corporais, sabonetes, produtos nutricionais que promovem a saúde do organismo (nutracêuticos)
O Neem oferece mais de 120 princípios ativos, dos quais mais de 90 componentes bio-ativos atuam no metabolismo do organismo, considerados como nutrientes funcionais com ações terapêuticas
As propriedades medicinais são documentadas em antigos textos em sânscrito e é estimado que o Neem está presente, de uma forma ou de outra, em 75% de fórmulas Ayurvédicas.
Os indianos costumam descansar debaixo da sombra da árvore, beneficiando-se de várias partes (folha, casca, etc) como recomendado pela tradição Ayurvédica. Nas pequenas vilas usam pequenos ramos novos como forma de higienização oral. Um preparado de folhas é conhecido e utilizado nas salada com forma de um tempero. Goma de Neem era usada como pastilha para garganta seca e para aliviar a sede. No verão, chupavam a polpa doce que vinha das frutas maduras. Tudo isso junto, provavelmente fortaleceu os seus sistemas imunológicos para enfrentar qualquer desafio!!!
Ainda que o Neem seja considerado um produto seguro, usado há séculos na Índia, seja como escova de dentes ou para proteger a comida de insetos, estudo de toxidade realizados na Alemanha, com relação ao óleo extraído de sementes limpas de Neem, não mostrou nenhuma toxidade até doses acima de 5000mg/Kg. Testes feitos pela agência de proteção ao meio ambiente dos Estados Unidos sobre produtos a base de Neem não mostraram toxidades para ratos, patos, coelhos ou abelhas
O Neem não deve ser considerado um medicamento,e sim um produto de funções nutricionais com propriedades de melhoria da saúde. Suas recomendações são de uso e conhecimento tradicional da medicina popular.
Há de se considerar que grandes núcleos de estudos pelo mundo vêm pesquisando e aprovando seu uso como um produto seguro que promove a saúde e bem-estar de quem dele se utiliza.
Outro importante componente do Neem é o Nimba, que tem ação purificadora e desintoxicante sangüíneo e validada pela medicina. Sabemos hoje que esta árvore extraordinária pode fazer tudo isso devido ao grande poder de ação de seus princípios ativos. Suas poderosas propriedades bactericida, antifúngica, antiviral e anti-séptica fazem dela particularmente eficiente no tratamento de problemas dermatológicos como erupções de pele dentre outras situações de saúde.
E é essa a grande versatilidade que por tanto tempo mantém esta planta e suas propriedades num importante patamar na cultura indiana. Cultura que hoje se difunde pelo mundo.
As substâncias presentes no Neem se destacam, por terem vantagens como: melhoria do funcionamento do organismo e o fortalecimento do sistema imunológico, pois os mesmo contêm níveis significativos de componentes biologicamente ativos que atuam sobre o nosso organismo, ativando os diversos sistemas metabólicos, levando as pessoas a terem saúde e bem estar. Além da riqueza de nutrientes, esta planta contribui para a redução dos riscos de doenças uma vez que fortalece os sistemas de defesa.
O NEEM E O SISTEMA IMUNOLÓGICO
O Neem, e em especial a sua casca, é conhecido por seus componentes polysaccharide immunomodulatory. Estes componentes parecem aumentar a produção de anticorpos. Outros componentes no Neem intensificam o sistema imunológico através da reação imunológica das células mediadoras, que são a primeira forma de defesa do organismo. Somente quando este sistema de defesa parece incapaz de deter um processo infeccioso, é que o sistema imunológico como um todo entra em ação.
O óleo do Neem age como um estimulante imunológico não específico que ativa a reação imunológica das células mediadoras. Isto, aliás, cria uma significativa reação a quaisquer desafios futuros pelos organismos infecciosos. Quando o Neem foi injetado na pele, houve um aumento significativo nos glóbulos brancos (leucócitos) e o perioneal macrophages (fagócitos) mostraram intensa atividade patológica e manifestação dos antígenos MHC class II. A produção do interferon gama também foi induzida pela injeção. As células do Baço apresentam uma reação mais alta do lymphocyte a infecções, mas não aumentaram a reação aos anticorpos .
Extratos de folhas do Neem na água solúvel, quando administradas oralmente, produziram um aumento na quantidade de limphomatics, em que se contam células vermelhas e brancas tanto quanto os linfócitos.
Em estudos sobre os efeitos do Neem no controle da natalidade, o fator principal neste efeito parece ser o aumento na reação imunológica, em que o Neem foi tido como a causa de o corpo rejeitar o feto como um corpo estranho.
Aumentando a reação imunológica celular, a maioria dos patógenos podem ser eliminados antes de causarem a sensação de mal estar associada a doença. Este mecanismo também poderia ajudar em doenças que envolvem o sistema imunológico, como a AIDS. Ingerindo pequenas quantidades do pó da folha ou da casca do Neem dia sim dia não, ou bebendo um chá suave do Neem aumentará a produção de anticorpos e a reação imunológica de células mediadoras, ajudando a prevenir infecções.
OUTRAS PROPRIEDADES MEDICINAIS:
Extratos de água das folhas e do óleo do Neem provaram reduzir significativamente o açucar no sangue e impedir que a adrenalina produza hiperglicemia em animais de laboratório.
Extratos alcóolicos das folhas provaram curar doenças cutâneas como o eczema, impigem, etc.
Nimbidim, um componente, um amargo extraído do óleo do Neem provou possuir uma atividade analgésica e antipirética eficaz no tratamento de sarna e úlcera gastroduodenal crônica.
Nimbatikta, um elemento completamente amargo do Azadirachta indica também provou curar úlceras crônicas com eficácia.
O uso do óleo do Neem intravaginal provou ser eficaz na prevenção da gravidez.
Atenção:

As informações veiculadas neste site não intencionam substituir cuidados médicos. Sempre que necessário consulte seu médico.

SUCUPIRA CONTRA O CÂNCER E DOENÇAS REUMÁTICAS 
20 MAR, 2010  MEDICINA NATURAL 
Sementes de Sucupira
Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) identificaram uma substância na planta conhecida como sucupira (Pterodon pubescens Benth) capaz de inibir o crescimento de células de câncer de próstata em estudos in vitro.
Os testes são coordenados pela pesquisadora Mary Ann Foglio, do programa de pós-graduação do Departamento de Farmacologia, visando o estudo dos compostos isolados em modelos experimentais utilizando o combate às células cancerígenas em camundongos.
Segundo ela, o nome da molécula de interesse, extraída do óleo da semente de sucupira, é 6alfa-acetóxi-7beta-hidroxi-vouacapano. A sucupira é uma planta do Cerrado tradicionalmente conhecida pelos seus efeitos antiinflamatórios e de combate à dor.
Os pesquisadores da Unicamp se basearam em dados de literatura que relacionam a atividade antiinflamatória com o controle do crescimento de alguns tipos de tumores. Além disso, dois estudos de mestrado realizados no CPQBA já haviam comprovado efeitos antiinflamatórios e analgésicos dos extratos da sucupira.
Link da Matéria: http://www.agencia.fapesp.br/materia/9834/especiais/planta-anticancerigena.htm
Existem várias espécies de sucupira e cada uma tem suas funções medicinais diferentes, convém pesquisarmos para termos um aproveitamento melhor das suas propriedades.
BOWDICHIA VIRGILLIOIDES, (SUCUPIRA PRETA).
Uma breve descrição dessa planta:
É uma planta da família das Fabaceae. Também conhecida como bowdiquia, cutiúba, sapupira-do-campo, sicupira, sicupira-do-cerrado, sucupira-açu, sucupira-do-campo, sucupira-parda, sucupiruçu.
Origem: Cerrado brasilieiro.
Seus Princípios Ativos são: 2-6-dimethoxybenzoquinona, amido, matéria amarga, óleos essenciais, resinas, sucupirina, taninos.
SUAS PROPRIEDADES MEDICINAIS: Adstringente, antidiabética, anti-reumática, depurativa, hipoglicêmica, tônica.
INDICAÇÕES: Ácido úrico, amidalite, artrite, asma, blenorragia, dermatoses, dor espasmódica, diabete, eczema, erupções cutâneas, infecções bucais, mancha da pele, reumatismo (crônico, gotoso, deformante), rouquidão, sífilis.
Contra-indicações/cuidados:
Não encontrados na literatura consultada. Porém nenhuma planta deve ser consumida em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.
Outras espécies de sucupira:
PTERODON PUBESCENS BENTH (SUCUPIRA BRANCA).
Suas sementes maceradas podem ser usadas no vinho ou em chás.
O chá de Sucupira é usado como auxiliar no combate a úlceras, gastrites, ácido úrico, amidalite, artrite, artrose, asma, diabete, vermes intestinais, além disso, é anticancerígeno e combate as inflamações no útero e ovário, é excelente para as articulações.
Sucupira essa que está sendo produto de estudos na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e cuja reportagem foi veiculada no programa do Jô Soares com o ator Juca de Oliveira.
Para ver a entrevista do Juca de Oliveira no Jô Soares acesse o link do yotube.
http://www.youtube.com/watch?v=Dch-Qkf6Ggg; http://www.youtube.com/watch?v=FJFF8f6VCcg
Juca de Oliveira nessa entrevista falou sobre a sua experiência como ator e contou o relato sobre os efeitos milagrosos do chá de semente de sucupira usados por ele contra a artrite.
Ocorre que nesse programa do Jô, o Juca de Oliveira deu a receita do famoso chá da semente de sucupira  e eu resolvi experimentá-lo.
Tenho problemas reumáticos (Artrite Reumatóide) há uns 15 anos e como não sou muito adepto de medicamentos alopáticos, pois eles fazem mais mal do que bem (não tenho nada contra os que são), resolvi fazer mais essa tentativa.
Uma vez que sempre ouvi falar sobre os benefícios da semente de Sucupira, contudo eu fazia de forma incorreta no vinho onde colocava umas 20 sementes e deixava curtir. Depois de uns 30 dias o tomava de manhã e a noite, logo em seguida parava pois o sabor ficava muito forte.
Após assistir a reportagem comecei a usar o chá, também fiz um gel com o macerado das sementes para massagear as articulações e como por milagre, as dores desapareceram quase que totalmente, em uma semana de uso do chá e do gel.
Espero que essa minha experiência possa ajudar algumas pessoas, pois eu sei muito bem o que é você dormir e acordar sentindo dores nas articulações do corpo.
EIS  AQUI A RECEITA DADA PELO JUCA DE OLIVEIRA.
4 Sementes para um litro de água.
Levar ao fogo 1 litro de água; quando levantar  fervura acrescentar as sementes quebradas (maceradas).
Deixar ferver por mais 1 minuto e meio e desligar o fogo. Tampar a panela e esperar esfriar.
Beber cerca de 1 litro e meio por dia (eu bebo 1 litro).
A panela em que é feito o chá fica com uma resina grudada nas bordas que é impossível de remover, assim ele disse mas acho que é possível sair sim.
Por isso uma panela especial deve ser usada para esse fim, eu uso um copo de um tamanho grande esmaltado onde não fixa a resina.
OUTRA RECEITA :
COLOCAR UMA SEMENTE QUEBRADA DENTRO DE UM FRASCO DE BIOTONICO OU SIMILAR E DEIXAR DE INFUSÃO POR 15 DIAS E TOMAR UMA COLHER TODA MANHA.
Um Alerta:
Todas as plantas têm mais de um princípio ativo. Algum dos princípios ativos pode ser contra indicado para o usuário. As informações deste site têm apenas os fins de pesquisa e de informação. Não devem substituir os cuidados médicos adequados.

Consulte sempre um especialista.  Tome cuidado especial quando manusear ervas e mantenha-as longe das crianças.

SEGREDOS DO LIMÃO
Tomar limonada como água todos os dias, acrescentando uma colherinha de bicarbonato é melhor.
O Limão (Citrus limonun Risso, Citrus limon (L.) Burm., Citrus medica) é um produto milagroso para matar as células cancerosas.
É 10.000 vezes mais forte do que a quimioterapia.
SUCO DE LIMÃO+  BICABORNATO DE SÓDIO = previne e até cura o câncer                            
Por que isto não é divulgado?
Porque há organizações interessadas em encontrar uma versão sintética que lhes permita obter lucros fabulosos.
Mas, a partir de agora você pode ajudar um amigo que precise, informando-lhe que deve beber suco de limão com bicarbonato de sódio para prevenir a doença.
Seu sabor é agradável. E, é claro, não produz os efeitos terríveis da quimioterapia.
E se você tiver lugar plante um pé de limão no seu quintal ou jardim. Todas as partes da árvore são úteis.
A próxima vez que você quiser beber um suco, peça ou faça-o de limão natural, sem conservantes.
Quantas pessoas morrem, enquanto este segredo tem sido bem guardado só para não colocar em risco as utilidades multi bilionárias de grandes corporações?
Como você bem sabe o limoeiro é uma árvore pequena e baixa.
 Não ocupa muito espaço. É conhecido pelo nome de limoeiro, pé de limão, lima (em alguns lugares), llimona (cat) limoiaritz (eusk).
 É uma fruta cítrica que vem em diferentes formas.
 Sua polpa pode ser consumida diretamente ou é usada normalmente para fazer bebidas, sorvetes, doces e assim por diante.
O interesse desta planta é devido a seus fortes efeitos anti-cancerígenos.
E embora lhe sejam atribuídas muitas outras propriedades, o mais interessante sobre ele é o efeito que produz sobre os cistos e tumores.
Esta planta é um remédio comprovado contra o câncer de todos os tipos e o bicabornato vai mudar o Ph do seu organismo. alguns dizem que é de grande utilidade em todas as formas de câncer.
É considerado também como um agente anti-microbiano de amplo espectro contra infecções bacterianas e fungos que vivem em lugares
ácidos.
Acrescentando bicarbonato de sódio em sua limonada você altera o Ph do seu organismo; é eficaz contra parasitas internos e vermes, regula a pressão arterial elevada e é antidepressivo, combate a tensão e os distúrbios nervosos.
A fonte desta informação é fascinante: ela vem de um dos maiores fabricantes de remédios do mundo, que afirma que depois de mais de 20 testes de laboratório realizados desde 1970, ficou provado que o extrato:

1 - Destrói as células malignas em 12 tipos de câncer, incluindo câncer de cólon, de mama, de próstata, de pulmão e do pâncreas ...
2 - Os compostos desta árvore mostraram atuar 10.000 vezes melhor, retardando o crescimento das células cancerosas do que a adriamicina, uma droga quimioterápica, normalmente utilizada no mundo.
3- E o que é ainda mais surpreendente: este tipo de terapia, com o extrato do limão e bicabornato, destrói apenas as células malignas do
câncer e não afeta as células saudáveis.
Instituto de Ciências da Saúde, L.L.C. 819 N. Charles Street Baltimore, MD 1201.
 EMAGREÇA NATURALMENTE COM SUCO DE LIMÃO
Utilize diariamente somente o suco de 03 frutos, e se desejar adicione sumo de couve s/ açúcar.
O suco ajuda a desintoxicar o organismo, e ainda ajuda a manter o organismo saudável devido aos seus nutrientes.
O segredo do limão é o ácido cítrico, que possui ação adstringente e por isso age dissolvendo gorduras e toxinas.
Além disso a fruta ajuda a equilibrar o pH do sangue, diminuindo a acidez no organismo.
O ácido cítrico ajuda ainda a combater microorganismos nocivos a saúde devido a sua ação antisséptica.
Todas essas características ajudam a deixar o organismo mais saudável e acelerado, fazendo com que ele trabalhe melhor e queime mais calorias.
Tudo isso aliado a uma alimentação balanceada e à pratica de exercícios físicos ajuda a perder peso, contribuindo para a saúde.
Por isso não perca tempo e comece a consumir o limão seja em suco, como tempero ou como a própria fruta e usufrua de todos os benefícios que ele tem a oferecer.

Leia mais: http://ossegredosdosmilionarios.webnode.com.br/saude-natural/